Planos falam de sonhos, coisas a realizar tanto no âmbito da vida pessoal como profissional. Muitos deles se concretizam, outros ficam só no pensamento alimentando a vontade de realizá-los.

Obviamente, alguns deles nunca se concretizam porque faltam as condições. Outros bem que poderiam ser realizados, mas não o são simplesmente porque não nos planejamos adequadamente com relação as nossas finanças e tempo ou, ainda, por uma simples questão de atitude – não somos suficientemente persistentes e organizados para isso.

Não é incomum as pessoas se animarem e ao final do ano estabelecerem metas para o ano seguinte! É um período em que estamos influenciados pela possibilidade de mudança que o ano novo anuncia e que a mídia tanto estimula – ah, as boas novas!

Mas, qual é a importância de se estabelecer planos para a vida pessoal e profissional?

Simplesmente, por que faz toda a diferença nos resultados que vamos obter.

Mas, como fazer planos efetivos?

Simples também! Primeiro, parta de um diagnóstico da sua situação atual (como para fazer planos precisamos analisar nossa situação, nós paramos para analisar nossas metas quando o ano está terminando? Não seria mais apropriado nesta data estarmos fazendo um balanço daquilo que conseguimos cumprir no ano?

Pensar em planos e metas parece uma atividade Parece mais um costume de final de ano. As empresas estabelecem metas de crescimento, desenvolvimento de novos produtos e para isto estabelecem uma série de estratégias.

Porém, você já parou para pensar quantas metas a sua empresa já estabeleceu e que não foram concretizadas?

Obviamente, são muitos os fatores que contribuem para que isso ocorra.

Dentre eles, podemos citar as condições desfavoráveis do ambiente: economia, inflação, mudança de planos, etc. Isto pode de fato influenciar!

No entanto, existem outros problemas, de ordem interna, que podem estar influenciando para que as metas não se concretizem na sua totalidade.

Nesta perspectiva, vamos falar um pouco sobre Atitude!

As organizações são sistemas dinâmicos, estão sujeitas à mudanças cotidianamente e para dar conta desse quadro muitas são as pressões sobre os seus profissionais!

Nesse cenário, não é incomum que, involuntariamente, os profissionais coloquem mais o foco nas dificuldades de um problema do que na sua solução. Com as metas não é diferente!

Para enfrentar essa realidade, é preciso que os profissionais estejam preparados para enfrentar os desafios e, ressalva, não só nos aspectos técnicos. É necessário que haja Atitude!

Você sabia que as empresas que investem em pessoas demoram 7 anos para serem superadas pela concorrência? Pois é, isto é o que diz uma pesquisa realizada em Harvard, pela professora Cynthia Montegmery:

 

Pois bem, a AP Treinamento & Desenvolvimento ajuda a sua empresa a alcançar lucratividade, rentabilidade e resultados extraordinários!

Como nós fazemos isto: aliando conhecimentos empresariais à filosofia do Coach – apoiador no alcance de objetivos e metas -, a sua empresa pode fazer diferença no mercado.